Nvidia anuncia o supercomputador de IA mais compacto do mundo
A Nvidia apresentou um supercomputador pessoal voltado para inteligência artificial (IA), projetado para permitir o desenvolvimento de projetos de IA diretamente em computadores de mesa.
Esse novo dispositivo possibilitará a implantação de modelos em plataformas de nuvem acelerada ou em data centers.
O anúncio, feito durante a CES 2025, em Las Vegas (EUA), destaca o “Project DIGITS”, cujo lançamento no mercado está programado para maio deste ano, com preço estimado de US$ 3 mil (cerca de R$ 18 mil).
“Com o Project DIGITS, estamos trazendo o Grace Blackwell Superchip para milhões de desenvolvedores”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia. “A IA será central em todas as aplicações e setores. Ter um supercomputador de IA acessível para cientistas de dados, pesquisadores e estudantes os capacitará a moldar o futuro dessa tecnologia.”
Características e potencialidades do novo supercomputador
- Memória de 128 GB e armazenamento NVMe de até 4 TB;
- O Grace Blackwell Superchip oferece capacidade de processamento de até 1 petaflop para IA, ou seja, 1 quatrilhão de operações por segundo;
- Desenvolvedores poderão trabalhar com modelos de linguagem com até 200 bilhões de parâmetros;
- Dois dispositivos conectados pela rede Nvidia ConnectX são capazes de executar modelos com até 405 bilhões de parâmetros.
O GB10 inclui a mais nova GPU Nvidia Blackwell, com núcleos CUDA avançados e núcleos Tensor de quinta geração, integrados a uma CPU Nvidia Grace com 20 núcleos de arquitetura Arm, projetada para eficiência energética e alto desempenho, por meio de uma interconexão NVLink-C2C.
Além disso, os usuários terão acesso a uma vasta coleção de softwares de IA da Nvidia, que inclui ferramentas de desenvolvimento, frameworks e kits de software dedicados à prototipagem e experimentação.

