Empresa de telefonia usa IA para criar vovó tagarela que engana golpistas de telefone

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Empresa de telefonia usa IA para criar vovó tagarela que engana golpistas de telefone

Os golpes telefônicos podem estar com os dias contados, graças a Daisy Harris, uma senhora tranquila que adora animais e tricota em seu tempo livre.

Mas Daisy, criada por inteligência artificial, é uma ferramenta da operadora britânica O2 para combater as fraudes por telefone.

A estratégia é engenhosa: Daisy não revela de imediato sua verdadeira função.

Sua personalidade simula o perfil de idosos, um dos grupos mais visados pelos golpistas.

No entanto, ao invés de ser uma vítima, Daisy se torna uma “caçadora de golpistas”, disponível 24 horas por dia.

Uma pesquisa britânica, divulgada pelo New York Times, revelou que 40% das pessoas acima de 75 anos recebem ligações suspeitas com frequência – mensalmente ou até diariamente.

Daisy atende essas chamadas com simpatia e educação, mas conduz as conversas para assuntos variados e aleatórios.

Segundo Ben Hopkins, que participou do projeto desenvolvido pela agência VCCP, a inspiração para Daisy veio de sua avó, que adorava falar sobre os pássaros no jardim.

As falas de Daisy foram baseadas em gravações reais da avó de um dos colaboradores da ação.

Jim Browning, especialista em identificar fraudes telefônicas, também contribuiu para o projeto, oferecendo orientações para manter os golpistas na linha.

Ele afirma que distraí-los com conversas sobre hobbies, família ou demonstrar pouca familiaridade com tecnologia são táticas eficazes, pois dificultam que os criminosos mantenham o foco no golpe.

Embora inovadora, a iniciativa ainda cobre uma pequena parcela das inúmeras chamadas fraudulentas realizadas diariamente, mas representa um passo criativo no combate a esse problema crescente.